Procurando um Plano de Saúde para você e sua empresa? Confira aqui tudo o que precisa saber sobre os benefícios corporativos.
Não é novidade pra ninguém que a saúde física e mental dos colaboradores de uma empresa impacta diretamente nos resultados e na produtividade. Diante deste fato, uma solução muito comum adotada por empresas, é a contratação de Plano de Saúde empresariais.
Mas, você sabe como eles funcionam e quais os principais objetivos? A gente te explica!
Os planos de saúde empresariais são uma opção vantajosa para organizações que desejam proporcionar a seus colaboradores acesso a serviços de saúde de qualidade. Esses planos são projetados especificamente para atender as necessidades de grupos de trabalhadores e oferecem uma variedade de opções de cobertura.
De acordo com o levantamento da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), em dezembro de 2022, o setor de Planos de Saúde totalizou 50.493.061 usuários em planos de assistência médica, maior número desde dezembro de 2014.
Já os planos exclusivamente odontológicos registraram 30.950.314 beneficiários, o que representa a superação do recorde histórico neste segmento.
Qualquer empresa, seja ela uma grande corporação ou uma pequena empresa, pode adquirir um plano de saúde empresarial, incluindo empresas privadas, públicas, autônomas e MEIs.
No entanto, é importante observar que algumas empresas podem ser excluídas de certos planos de saúde empresariais, como as que atuam em setores de alto risco, como mineração e construção. Além disso, alguns planos de saúde empresariais podem ter requisitos mínimos de funcionários para serem elegíveis.
Os empregadores interessados em adquirir um plano de saúde empresarial devem entrar em contato com o Departamento de Gestão de Pessoas da empresa para identificar se eles já possuem algum plano contratado.
Caso não exista ainda, ele poderá solicitar ao RH que busque uma corretora que auxilie na obtenção de informações sobre as opções disponíveis e os requisitos necessários para contratação
É importante levar em conta as necessidades e os desejos dos funcionários para escolher o plano de saúde empresarial mais adequado para a sua empresa, bem como os requisitos e regulamentações das seguradoras.
Aqui na Inti Benefícios oferecemos as melhores opções do mercado e damos todo o suporte necessário tanto para o time de RH quanto para os colaboradores da empresa. Nossa missão é ser uma parceira em benefícios de planos de saúde.
Já pensou em encontrar as soluções que sua empresa precisa para uma gestão de saúde eficiente e um programa de benefícios que realmente funcione? Fale agora com um dos nossos especialistas e conheça a Inti!
Os benefícios de oferecer um plano de saúde empresarial são muitos, incluindo o acesso a cuidados de saúde de qualidade para os funcionários, além de ajudar a atrair e reter talentos, melhorando, assim, a saúde e bem-estar dos funcionários e consequentemente a produtividade.
Vantagens e desvantagens de ter um plano de saúde empresarial (CNPJ/MEI)
Escolher o plano de saúde empresarial ideal para você ou sua empresa requer uma análise precisa sobre suas necessidades e os benefícios que cada plano oferece O orçamento disponível e a quantidade de vidas seguradas também influenciam diretamente no estilo de plano a ser contratado.
Por isso, uma etapa importante é analisar e conhecer as vantagens e desvantagens do plano empresarial para entender se ele faz sentido para o que você procura.
Principal vantagem do plano de saúde empresarial
Com certeza a maior vantagem destacada por quem possui um plano de saúde empresarial é em relação ao preço, já que este tipo de serviço costuma ser mais barato se comparado com planos por adesão ou planos familiares contratados com CPF.
▶️ Leia mais: Entenda a importância de uma gestão de benefícios para sua empresa
Desvantagem do plano de saúde empresarial
A única desvantagem de quem busca um plano empresarial é quanto ao requisito mínimo de pessoas aderentes ao serviço. Alguns planos solicitam um número mínimo de vidas seguradas para ser contratado, incluindo o Titular. Então, se você é MEI e não possui nenhum funcionário sob sua gestão, precisará de um plano que se adeque à sua realidade.
Como funciona a carência para planos de saúde empresariais?
A carência dos planos de saúde empresariais depende diretamente da quantidade de beneficiários incluídos no plano. Elas são aplicadas da seguinte maneira para contratações até 29 vidas:
- 30 dias para consultas e exames;
- 180 dias para internações, cirurgias e procedimentos de alta complexidade;
- 300 dias para parto;
- 2 anos para doenças preexistentes.
Planos contratados para grupos com mais de 29 pessoas são isentos do período de carência.
Existe coparticipação nos planos de saúde empresariais?
Depende da escolha da empresa. A coparticipação é uma taxa cobrada dos colaboradores a cada procedimento realizado. Esse modelo permite que a organização e os funcionários paguem mensalidades menores e consigam planos mais vantajosos.
Por outro lado, os planos sem coparticipação demandam maiores investimentos, mas oferecem maior conforto aos beneficiários, pois podem usar o plano livremente.
Importante! É fundamental que as empresas orientem os colaboradores quanto ao uso consciente do Plano de Saúde. Até mesmo os planos que não possuem coparticipação não devem ser utilizados o tempo inteiro. Afinal, quanto maior a utilização do plano de saúde, maior será a sinistralidade e, consequentemente, maior o reajuste de valores no ano seguinte.
Isso não quer dizer que os colaboradores e beneficiários devem ser desestimulados quanto ao uso do convênio. Mas que o uso deve ser feito de modo consciente e de acordo com as reais necessidades.
Como contratar um plano de saúde empresarial?
Para contratar um Plano de Saúde Empresarial você pode preencher este formulário e entrar em contato com os nossos consultores para conhecer as melhores opções de cobertura para a sua empresa.
A documentação para a contratação é simples e você poderá contar com o total auxílio da Inti Benefícios durante todo o processo.
Para isso, você irá precisar dos seguintes documentos:
- MEI ou contrato social;
- Comprovante de endereço;
- Caso funcionários sejam os beneficiários do plano é necessário apresentar a relação do FGTS;
- Documentos referentes aos beneficiários;
- Identidade;
- CPF;
- Comprovante de residência;
- Em caso de crianças como dependentes, é necessário apresentar a certidão de nascimento.
A implantação do contrato para um plano médico empresarial costuma ser bem rápida, levando em média dez dias, a partir da sua contratação.
0 comentários