Recentemente, as principais operadoras de planos de saúde anunciaram os reajustes que serão aplicados em seus planos de saúde para 2023. A decisão sobre essa correção anual leva em consideração diversos fatores econômicos, sociais e políticos, como a inflação do país e outros aspectos.
É importante que os beneficiários estejam cientes desses reajustes e entendam como eles afetarão suas finanças. Para ajudá-los nessa tarefa, a Inti Benefícios preparou um resumo com as principais informações sobre os reajustes dos planos de saúde.
Em primeiro lugar, é importante destacar que os reajustes são regulados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e são aplicados de forma espontânea. A ANS define limites máximos de reajuste para cada tipo de plano e idade, com o objetivo de proteger os direitos dos beneficiários.
Para 2023, a ANS estabeleceu um limite máximo de reajuste de 8,14% para planos individuais ou familiares. Já para os planos coletivos empresariais, o limite máximo de reajuste é definido pelo plano entre as operadoras e as empresas contratantes.
Qual será o reajuste de cada operadora em 2023?
Algumas operadoras já divulgaram seus reajustes para o ano de 2023. Abaixo você confere o índice de correção das principais operadoras de Saúde Suplementar do país:
- Bradesco – reajuste de 23,79%
- Amil – reajuste de 23,40%
- Sulamérica – reajuste de 24,76%
- Central Nacional Unimed – reajuste de 23%
- Seguros Unimed – reajuste de 16,70%
- Hapvida – reajuste de 16,27%
- Porto Saúde – reajuste de 24,90%
- Omint Saúde – reajuste de 18,90%
Outro ponto importante é que os reajustes podem variar de acordo com a idade dos beneficiários. A ANS estabelece faixas etárias que determinam os percentuais de reajuste, que são maiores para os beneficiários mais velhos.
O reajuste superou meu orçamento, o que fazer?
O índice de reajuste ideal para a sua empresa é aquele que traz equilíbrio financeiro para o seu negócio. Caso o reajuste anual do seu Plano de Saúde contratado tenha ficado acima do orçamento que você tem para 2023 você pode solicitar a portabilidade para um novo plano.
Para quem deseja alterar o plano de saúde, a portabilidade é uma opção que garante essa mudança sem ter que cumprir carência. Para isso, o beneficiário precisa estar inscrito no plano de saúde há, pelo menos, dois anos, o contrato deve estar ativo no momento de solicitação da portabilidade e deve ter sido assinado após 1999.
Aqui na Inti Benefícios trabalhamos para encontrar os melhores Planos de Saúde com as melhores condições de acordo com o seu negócio.
Caso queira fazer uma avaliação do seu plano empresarial, calcular o reajuste e conferir novas opções que se encaixem à realidade da sua empresa, clique nesse link e entre em contato conosco.
É importante ressaltar que a Inti Benefícios está comprometida em oferecer as melhores soluções em planos de saúde para seus clientes, sempre buscando os melhores preços e benefícios.
Lembre-se: é fundamental estar bem informado sobre os reajustes dos planos de saúde para evitar surpresas garantidas e garantir uma saúde de qualidade para você e sua família.
Conte sempre com a Inti Benefícios para cuidar do seu bem-estar e oferecer as melhores opções em planos de saúde!
0 comentários