Do janeiro branco ao dezembro laranja, você sabe o que cada mês e cor representa no calendário de saúde corporativa? Confira neste texto!
Quando falamos de saúde e datas comemorativas o calendário anual fica bem colorido! Fortalecido com as datas de conscientização do Outubro Rosa (Câncer de Mama) e Novembro Azul (Câncer de Próstata) outras áreas da medicina passaram a também adotar meses e cores para simbolizar períodos de conscientização. Você conhece todos eles?
Neste texto da Inti Benefícios vamos te ajudar a identificar os meses de conscientização e te ajudar no planejamento do programa de saúde e bem-estar da sua empresa. Vamos lá?
Primeiramente, é importante ressaltar que esta é uma grande oportunidade de promover informação sobre doenças e condições de saúde, incentivando seus colaboradores a realizarem exames e consultas rotineiras.
Isso permite, ainda, impactar positivamente suas famílias e amigos demonstrando a importância do que aprenderam.
O setor de RH deve conhecer de perto essas datas para que assim consiga criar uma programação completa de ações. Confira as principais campanhas para este ano:
Janeiro Branco – Mês da Saúde Mental
Deve envolver ações focadas em conscientizar os colaboradores sobre os males e as consequências do estresse, da ansiedade e da depressão, garantindo mais qualidade de vida e bem-estar aos colaboradores.
A depressão é um distúrbio psicológico grave, que segundo um estudo da revista científica The Lancet, cresceu 25% no mundo em 2020, e em razão da pandemia de COVID-19, casos de ansiedade e depressão no trabalho também aumentaram, colocando muitas empresas em alerta.
Fevereiro Roxo – Mês de conscientização para o Mal de Alzheimer, Lúpus e Fibromialgia
Essas patologias têm origens muitas vezes desconhecidas e não contam com uma cura definitiva. A campanha deverá trazer mais conhecimento, estimulando exames preventivos e mostrando que, sim, é possível conviver com o problema e buscar mais qualidade de vida.
Março Azul-Marinho – Mês da conscientização do câncer de colorretal
A campanha deverá conscientizar sobre sintomas e exames preventivos que podem evitar o desenvolvimento da doença e garantir um diagnóstico mais ágil.
Abril Verde e Azul
Esse mês traz 2 campanhas: o Abril Verde, que foca na segurança do trabalho e o Abril Azul, voltado para os Transtorno do Espectro Autista (TEA).
A primeira campanha, conscientiza sobre uso de equipamentos de segurança, já a segunda com foco em diagnóstico, inclusão social e valorização da diversidade cognitiva.
Segurança do Trabalho (ST) é um conjunto de regras, normas, atividades e ações preventivas praticadas para melhorar e garantir a segurança dos ambientes e campos de trabalho. A ST também atua na prevenção de doenças ocupacionais e acidentes de trabalho, além de proteger a integridade física do trabalhador.
Segundo dados do Observatório de Saúde e Segurança do Trabalho (SmartLab) e do Ministério Público do Trabalho (MPT), o Brasil registrou 2,5 mil óbitos e 571,8 mil Comunicações de Acidente de Trabalho, em 2021. Os números representam um aumento de 30% dos casos em relação ao ano anterior.
Maio Amarelo – Segurança no Trânsito
Campanha sem foco em doenças, mas sim na conscientização sobre a segurança no trânsito.
A cada 7 minutos, uma pessoa é vítima de um acidente de trânsito no Brasil, portanto a campanha deverá ajudar a esclarecer dados e trazer mais prudência aos condutores e pedestres.
Empresas precisam se preocupar com a locomoção dos colaboradores nos trajetos de ida e vinda do trabalho, pois elas podem, também, acarretar em acidente de trabalho.
Junho Vermelho e Laranja
Mês com 2 campanhas: Vermelho incentiva a doação de sangue e o Laranja representa a luta contra a anemia e a leucemia.
Nessas campanhas, deve-se falar sobre a importância da doação de sangue, plasma e medula, além de incentivar os colaboradores a participarem de ações coletivas de doação. É comum empresas motivarem seus colaboradores a participarem dessas campanhas em troca de benefícios no trabalho.
O inciso IV do artigo 473 da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) dispõe que o empregado poderá deixar de comparecer ao serviço, sem prejuízo do salário, por um dia, a cada 12 meses, em caso de doação voluntária de sangue devidamente comprovada.
Julho Verde e Amarelo
Este mês também reúne 2 campanhas: o Julho Verde, destinado à prevenção do câncer de cabeça e pescoço e o Julho Amarelo, focado no controle de hepatites virais.
O mês serve de alerta para sintomas e tratamentos de ambas as doenças e ajuda no diagnóstico precoce de cada uma delas. Realizar palestras e/ou treinamentos sobre os assuntos é de elevada importância para as organizações e pode ajudar um colaborador a identificar os sintomas precocemente.
Agosto Dourado – Mês de Conscientização da importância da amamentação na primeira infância
Uma ótima ideia é pensar ações voltadas para a maternidade e carreira pós licença-maternidade, como a criação de salas de aleitamento, creches na empresa ou parcerias e pausas maiores para as colaboradoras com filhos pequenos. Algumas empresas já se atualizaram e criaram políticas sobre a maternidade no ambiente de trabalho, favorecendo não só as mães, mas também os filhos das colaboradoras.
Setembro Amarelo – Mês de Conscientização a respeito da prevenção ao suicídio
Assim como as doenças mentais, a prevenção ao suicídio é uma das pautas mais levantadas no ambiente de trabalho. Estima-se que o mercado de trabalho perde uma pessoa por hora.
Esse mês é fundamental para as empresas ampliarem a conversa sobre segurança psicológica no trabalho e fora dele. Podendo trazer especialistas no assunto para palestras e bate-papos e incentivando os profissionais a buscarem auxílio psicológico caso não se sintam bem.
Criar uma rede de apoio à vida interna é de extrema valorização ao bem-estar dos colaboradores.
Outubro Rosa – Mês de conscientização a respeito do câncer de mama
Este mês foi um dos primeiros a abordar a conscientização para uma doença que já é marca registrada em empresas no Brasil e no mundo.
Focado nas funcionárias mulheres, as campanhas pretendem incentivar a realização de exames preventivos para obter um diagnóstico precoce, que é essencial para aumentar as chances de cura.
Palestras, treinamentos e facilidade de consultas podem ser algumas das ações neste mês.
➡️ Leia Mais: Outubro Rosa e a prevenção do câncer de mama
Novembro Azul – Mês de Prevenção e diagnóstico do câncer de próstata
O novembro azul também se tornou figurinha marcada nas campanhas anuais de saúde nas organizações. Pensar em ações que combatam o preconceito contra o exame de próstata e incentivem os colaboradores a monitorarem sua saúde é fundamental no ambiente de trabalho.
O câncer de próstata é o tipo mais comum de câncer entre os homens e representa 29% dos diagnósticos da doença no Brasil. Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) apontam para 65.840 novos casos de câncer de próstata a cada ano, entre 2020 e 2022.
Dezembro Laranja – Mês de Conscientização sobre o Câncer de Pele
Com o início do verão, mostrar números e informações sobre a doença, além de distribuir protetores solares e explicar sobre a importância da proteção contra os raios solares.
Como podemos ver, a cada mês pode-se criar possibilidades de discussões interessantes e criativas, trazendo informações para que os colaboradores cuidem melhor da saúde e previnam-se contra o aparecimento de doenças.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o câncer da pele responde por 33% de todos os diagnósticos desta doença no Brasil, sendo que o Instituto Nacional do Câncer (INCA) registra, a cada ano, cerca de 185 mil novos casos. O tipo mais comum, o câncer da pele não melanoma, tem letalidade baixa, porém seus números são muito altos.
Muitos meses, várias conscientização. Mas não pense que a Saúde e Bem-Estar dos seus colaboradores ficam só por aqui.
Caso precise de orientações sobre como montar um Programa de Saúde para a sua empresa, nós podemos te ajudar! Fale agora com os nossos especialistas em benefícios e conheça os serviços da Inti Benefícios, a sua parceira em inteligência de saúde e benefícios corporativos.
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