Conheça as regras para inclusão de dependentes no plano de saúde empresarial para MEI, Micro e Pequenas empresas

por | 06/07/2023 | Inclusão de dependentes

Oferecer um plano de saúde empresarial é um diferencial importante para empresas de todos os tamanhos. Para Microempreendedores Individuais (MEIs), microempresas e pequenas empresas, proporcionar acesso à assistência médica de qualidade pode ser um grande atrativo para atrair e reter talentos.

Muitas vezes, os colaboradores optam por incluir seus dependentes no plano de saúde e assegurar a proteção de toda a família. Mas, existem limitações para isso? O que as operadoras dizem sobre a adição de dependentes nos planos empresariais?

Neste Blog Inti, vamos discutiremos as regras para a inclusão de dependentes no plano de saúde empresarial para MEIs, micro e pequenas empresas.

  • Definição de dependente: Antes de analisar as regras de inclusão, é importante entender quem é considerado um dependente em um plano de saúde empresarial. Geralmente, são considerados dependentes o cônjuge ou companheiro(a) e os filhos (solteiros e menores de uma certa idade, definida pelo plano).
  • Tamanho da empresa: As regras para inclusão de dependentes podem variar de acordo com o tamanho da empresa. Alguns planos de saúde empresariais estabelecem um número mínimo de funcionários para permitir a inclusão de dependentes. Por exemplo, pode ser necessário ter pelo menos três funcionários para oferecer a opção de dependentes.
  • Carência: A carência é o período em que o beneficiário precisa esperar antes de utilizar determinados serviços do plano de saúde. Geralmente, a carência para dependentes é a mesma estabelecida para os funcionários titulares do plano. No entanto, é importante verificar se há alguma diferença nas carências para cada tipo de dependente (cônjuge, filhos, etc.).
  • Contribuição financeira: Em muitos casos, os funcionários arcam com parte dos custos do plano de saúde empresarial, através de descontos em folha de pagamento. Para a inclusão de dependentes, pode ser estabelecida uma contribuição adicional, que é paga mensalmente pelo funcionário titular.
  • Documentação necessária: Para incluir dependentes no plano de saúde empresarial, geralmente é necessário fornecer a documentação adequada. Isso pode incluir certidão de casamento ou união estável para o cônjuge, certidão de nascimento para os filhos, entre outros documentos que comprovem o vínculo familiar.

Oferecer um plano de saúde empresarial que permita a inclusão de dependentes é uma excelente maneira de valorizar os funcionários e tornar a empresa mais atrativa no mercado de trabalho. As regras para a inclusão de dependentes podem variar de acordo com o tamanho da empresa e o plano de saúde escolhido, por isso é importante analisar as opções disponíveis e buscar informações junto às operadoras de saúde.

Ao oferecer essa possibilidade, as MEIs, micro e pequenas empresas demonstram preocupação com o bem-estar e a saúde dos seus colaboradores, fortalecendo o relacionamento e aumentando a satisfação da equipe.

Se você está em busca de um plano de saúde empresarial que atenda às suas necessidades e permita a inclusão de dependentes, conheça a Inti Benefícios. Nossa empresa oferece soluções personalizadas e flexíveis para MEIs, micro e pequenas empresas. 

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